sexta-feira, maio 12, 2017

V Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES)

Olá Pessoal!

O V Simpósio Internacional de Educação Sexual (SIES): Saberes/Trans/Versais Currículos Identitários e Pluralidades de Gênero ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) nos dias 26, 27 e 28 de Abril. Tivemos a apresentação de trabalho, na forma de comunicação oral:

PROBLEMATIZANDO E DISCUTINDO ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL EM SALA DE AULA
Nathália Hernandes Turke
Graduada do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Felipe Tsuzuki
Graduando do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Lúcia Correa
Doutora em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná.


RESUMO

O papel da escola pode ser relevante ao evidenciar ações estabelecidas e costumeiras que demonstram relações de poder e opressão em relação a crianças, adolescentes e mulheres. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de duas aulas aplicadas para 61 jovens de dois sextos anos da Educação Básica, em uma escola da rede pública na cidade de Londrina, cujo tema foi a problematização do assédio moral e sexual. Foram utilizados slides com fotos de diferentes pessoas [homens e mulheres (cis e trans)], com distintas idades (bebes, crianças, jovens e adultos) em diversos ambientes (trabalho, casa, festa, igreja). Para todas as imagens observadas, os discentes puderam anotar em uma folha de papel, anonimamente, os circunstancias pelos quais imaginavam que estas pessoas haviam sido estupradas. Na sequencia, mostraram-se casos de assédio, onde os alunos foram unanimes ao proferirem já terem sofrido ou presenciado tal acontecimento. Fomentou-se uma discussão, possibilitando reflexão a respeito do tema e, por meio de registros escritos, observou-se que, ao final da aula, houve mudanças nas noções tidas como naturais relacionadas a atitudes machistas e preconceituosas, possibilitando a percepção da importância e necessidade de abordar assuntos relacionados a essas temáticas em sala de aula.

Palavras-chave: Escola; Assédio sexual; Assédio moral; Estupro

Nathália Turke e Felipe Tsuzuki com outros participantes
Parabéns pessoal!

Até o próximo post!
#EquipePIBID

Nenhum comentário:

Postar um comentário