Mais um trabalho apresentado do nosso Pibid Ciências! Desta vez foi no IV SIES (Simpósio Internacional de Educação Sexual – UEM)
Foram feitas duas apresentações orais no simpósio, por
três alunas do PIBID de Biologia: Nathália Hernandes Turke, Virgínia Prado e
Laís Fernanda Machado.
A aluna do PIBID Nathália, juntamente com uma amiga que
cursa psicologia na Cesumar, em maringá (Caroline Pianta), apresentou o
seguinte trabalho:
RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL:
UTILIZANDO O CINEMA NA DESMISTIFICAÇÃO DE TABUS E PRECONCEITOS
Resumo
Apesar de gênero e sexualidade não
possuírem um importante espaço para discussão no dia-a-dia social e escolar,
existe uma necessidade de colocá-los na pauta do dia para que reflexões
aconteçam. Esta pesquisa foi realizada com 120 estudantes do
sétimo ano de uma escola estadual em Londrina-PR, e com 20 pessoas escolhidas
aleatoriamente na população em geral, de diversas faixas etárias, em um período
de 30 dias, tendo como objetivo a desmistificação de tabus e preconceitos sobre
a população LBGT. Os participantes foram avaliados, após assistirem filmes
sobre o tema, através de um questionário composto por 5 perguntas, o qual foi
analisado mediante a questão: houve mudança significativa na opinião do participante
sobre a temática LGBT depois de assistido a algum filme proposto? Percebemos que há um grande trabalho de conscientização a ser feito
para que possamos ter uma sociedade igualitária e justa, uma vez que sendo
todos iguais perante a constituição, o gênero e a orientação sexual de cada um
não poderá ser discriminatória ou exclusiva. Concluímos que a ausência de
espaços para tais discussões ainda provoca falta de informação, ignorância,
conceitos errôneos, preconceitos, tabus e homofobias e, ao utilizarmos filmes,
poderemos ajudar a minimizá-los ou quem sabe, até excluí-los.
Palavras-chave:
Gênero; Cinema; Escola; Diversidade sexual; Preconceito.
As alunas do PIBID Laís e Virgínia apresentaram o
seguinte trabalho:
O ENSINO DA SEXUALIDADE EM
SALA DE AULA POR MEIO DE JOGOS
Resumo
Compreendendo
a importância dos temas que envolvem a sexualidade, bolsistas do subprojeto
PIBID/Biologia/UEL, após a realização de cinco aulas ministradas para 50
adolescentes na faixa etária entre 12 e 15 anos, de uma escola de ensino
público estadual, identificaram dificuldades e dúvidas na compreensão de
assuntos relativos à temática. Assim sendo, buscaram por abordagens mais
dinâmicas, na perspectiva de motivar, de possibilitar maior interação entre os
alunos e desmistificar tabus e preconceitos, estimulando-os a questionar,
refletir e discutir os assuntos propostos, de forma lógica e científica, por
meio de jogos de perguntas anônimas, jogo da velha, cruzadinhas e a dança da
transmissão. A utilização de práticas pedagógicas lúdicas como estratégias de motivação
foram muito bem aceitas pelos jovens, uma vez que assuntos relativos à
sexualidade quando tratados de maneira simples e sutil os fazem perceber a
importância do conhecimento, do afeto, do prazer, da prevenção e dos cuidados
para com os seus corpos. Após a realização das aulas, foi aplicado um
questionário para observar se haviam dúvidas sobre os assuntos abordados e
percebeu-se, por meio das respostas obtidas, que elas haviam sido sanadas.
Palavras-chave: Sexualidade; ludicidade; PIBID.
Os trabalhos completos poderão ser encontrados, em breve,
nos anais no site do evento: http://www.sies.uem.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário