Durante o segundo semestre do ano de 2014 foram feitas 4
aulas práticas com 4 turmas de sétimos anos (totalizando aproximadamente 120
alunos), no colégio Vani Ruiz, pelas alunas Nathália Hernandes Turke e Bruna Montemor
Borgui, as quais foram utilizadas para produção de um artigo.
Na primeira atividade proposta, cujo objetivo é
desmistificar algumas ideias do que é ser homem e do que é ser mulher, foi
pedido para que os alunos escrevessem no quadro negro características físicas,
biológicas, emocionais e, até mesmo, objetos e atitudes que os mesmos usariam,
no dia-a-dia, para diferenciar um menino de uma menina. O resultado obtido foi
o seguinte:
MENINOS
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MENINAS
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Azul
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Rosa
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Bola e carrinho
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Boneca
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Cueca
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Calcinha e sutiã
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Pênis
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Peitos e vagina
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Futebol e vídeo game
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Ballet
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Boné
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Brincos, pulseiras, colares e esmaltes
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Bermuda
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Saia e vestido
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Cafajestes
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Românticas
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Na
semana seguinte, os alunos, utilizando revistas dispostas na escola, recortaram
diversas imagens de pessoas desconhecidas e, a partir unicamente da mensagem
visual, inventaram um nome, uma profissão, uma idade e escolheram três “objetos
pessoais” que essa pessoa poderia guardar em uma gaveta de seu guarda-roupa,
tendo como objetivo a desmitificação de estereótipos. No final, cada grupo
explicou, para toda a turma, os motivos que os levaram a chegar a este ou
àquele dado.
Na terceira semana, foram passados
quatro curtas metragens sobre gênero e orientação sexual (Probabilidade,
Torpedo, Encontrando Bianca e Eu não quero voltar sozinho), nos quais estavam
inclusos adolescentes homossexuais (gays, lésbicas e bissexuais) e transexuais.
Ao final, na quarta e última
atividade, foi passado o filme “Orações para Bobby” para que os alunos pudessem
refletir e criar suas próprias opiniões acerca do assunto tratado e,
posteriormente, possuírem capacidade para debaterem entre si e com a professora
e estagiárias sobre o tema proposto.
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