quinta-feira, maio 14, 2015

Aulas sobre gênero e orientação sexual

Durante o segundo semestre do ano de 2014 foram feitas 4 aulas práticas com 4 turmas de sétimos anos (totalizando aproximadamente 120 alunos), no colégio Vani Ruiz, pelas alunas Nathália Hernandes Turke e Bruna Montemor Borgui, as quais foram utilizadas para produção de um artigo.

Na primeira atividade proposta, cujo objetivo é desmistificar algumas ideias do que é ser homem e do que é ser mulher, foi pedido para que os alunos escrevessem no quadro negro características físicas, biológicas, emocionais e, até mesmo, objetos e atitudes que os mesmos usariam, no dia-a-dia, para diferenciar um menino de uma menina. O resultado obtido foi o seguinte:

MENINOS
MENINAS
Azul
Rosa
Bola e carrinho
Boneca
Cueca
Calcinha e sutiã
Pênis
Peitos e vagina
Futebol e vídeo game
Ballet
Boné
Brincos, pulseiras, colares e esmaltes
Bermuda
Saia e vestido
Cafajestes
Românticas

Na semana seguinte, os alunos, utilizando revistas dispostas na escola, recortaram diversas imagens de pessoas desconhecidas e, a partir unicamente da mensagem visual, inventaram um nome, uma profissão, uma idade e escolheram três “objetos pessoais” que essa pessoa poderia guardar em uma gaveta de seu guarda-roupa, tendo como objetivo a desmitificação de estereótipos. No final, cada grupo explicou, para toda a turma, os motivos que os levaram a chegar a este ou àquele dado.




       Na terceira semana, foram passados quatro curtas metragens sobre gênero e orientação sexual (Probabilidade, Torpedo, Encontrando Bianca e Eu não quero voltar sozinho), nos quais estavam inclusos adolescentes homossexuais (gays, lésbicas e bissexuais) e transexuais.

          Ao final, na quarta e última atividade, foi passado o filme “Orações para Bobby” para que os alunos pudessem refletir e criar suas próprias opiniões acerca do assunto tratado e, posteriormente, possuírem capacidade para debaterem entre si e com a professora e estagiárias sobre o tema proposto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário