Mais um
trabalho apresentado do nosso PIBID Ciências!
Desta vez foi no EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, que ocorreu entre os dias 26 a 29 de outubro de 2015, na PUCPR em Curitiba, PR. Os pibidianos Nathália, Fábio e Felipe Tsuzuki participaram com apresentações orais.
Seguem dois dos resumos:
Desta vez foi no EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, que ocorreu entre os dias 26 a 29 de outubro de 2015, na PUCPR em Curitiba, PR. Os pibidianos Nathália, Fábio e Felipe Tsuzuki participaram com apresentações orais.
Seguem dois dos resumos:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA JORNADA DE UMA GRADUANDA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROJETO PIBID
Nathália Hernandes Turke
O PIBID é um programa de iniciação à docência, que tem como objetivo incentivar os graduandos a se
dedicarem ao magistério, contribuindo para que o mesmo seja devidamente
valorizado. No curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de
Londrina, o projeto possui duas vertentes: a primeira consiste em levar aulas
diferenciadas para os alunos do ensino fundamental em três escolas na cidade de
Londrina – PR, trabalhando os conteúdos necessários de maneira lúdica e
divertida, e a segunda, nomeada “itinerância”, tem por objetivo desenvolver
oficinas de sexualidade/educação sexual para o ensino fundamental e médio em
diversas escolas de Londrina e região. Esse trabalho é um relato de experiência
de uma das estagiárias, a qual descreve sua trajetória no PIBID durante três
anos, citando as turmas nas quais trabalhou e continua laborando,
exemplificando e explicando as dinâmicas aplicadas que obtiveram sucesso em
sala de aula, bem como ressaltando quais os pontos positivos e negativos de sua
jornada, até o momento em que a mesma teve a certeza de que pretende seguir a
licenciatura quando finalizar a graduação. Por conta de sua inserção no
projeto, a pibidiana foi capaz de observar que nem todos os alunos aprendem da
mesma maneira, percebendo que é necessário intercalar aulas expositivas,
dialogadas, demonstrativas, interdisciplinares, extracurriculares, debates,
seminários, dramatizações e aulas práticas em sala de aula ou fora dela, como
no laboratório, contribuindo para uma melhor assimilação dos conteúdos
abordados. Desta maneira é possível concluir que sua participação no PIBID é
extremamente importante, por elevar a qualidade de sua formação acadêmica.
Palavras-chave:
Educação. PIBID.
Itinerância. Aulas Práticas. Sexualidade.
SEXUALIDADE NA ESCOLA: AMPLIANDO LIMITES, DESAFIANDO E RECONHECENDO POSSIBILIDADES
Fábio Augusto Joinhas, Felipe Tsuzuki, Nathália Hernandes Turke
Pesquisas educacionais
recentes revelam muitas crianças e adolescentes expostos a assuntos
relacionados à sexualidade cotidianamente. Sem a instrução dos pais ou qualquer
outra maneira segura para sanar suas dúvidas sobre o tema, estes jovens acabam
encontrando respostas em redes midiáticas, como televisão e internet, bem como
através de amigos, os quais, muitas vezes, acabam repassando informações
equivocadas. Esta pesquisa teve como
objetivo averiguar a instrução, o preparo e o conhecimento dos professores para
abordar a sexualidade em sala de aula de forma séria e natural. Para tanto,
utilizou-se questionários – respondidos por vinte e oito professores da rede pública
de educação do Paraná – compostos por sete perguntas que testavam o
conhecimento a priori deles sobre educação sexual e se os mesmos já haviam se
envolvido em projetos ou qualquer tipo de atividade curricular ou
extracurricular vinculados ao tema. Posteriormente, foi proposta uma tabela em
que se relacionavam os temas inclusos na sexualidade, como gravidez, gênero,
IST, higiene, corpo humano e assim sucessivamente, com a dificuldade que o
professor julgava pertinente (fácil, médio ou difícil de ser falado em sala de
aula). Alguns profissionais da educação assumiram que fazem pesquisas
independentes, por curiosidade própria e para ajudá-los a sanar dúvidas de seus
alunos. Professores que não se julgavam aptos a lecionar a sexualidade (oito)
declararam que o tema deveria ser trabalhado na disciplina de
ciências/biologia, entretanto a maioria (dezessete) afirmou se tratar de um
assunto interdisciplinar. Alguns deles estavam engajados ou trabalhavam com
educação sexual, porém foram unânimes ao declarar a necessidade de projetos,
palestras, oficinas e aulas sobre sexualidade e suas vertentes na escola em que
lecionam. Concluiu-se que se faz necessário inserir a disciplina de educação
sexual nas grades curriculares de cursos de licenciatura, pois se torna evidente
a necessidade e a importância de trabalhar isto em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Sexual. Escola. Professores.
Os pibidianos Fábio, Felipe e Nathália com a professora Virgínia Maistro. |
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