segunda-feira, novembro 16, 2015

EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação.

Mais um trabalho apresentado do nosso PIBID Ciências!

Desta vez foi no EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, que ocorreu entre os dias 26 a 29 de outubro de 2015, na PUCPR em Curitiba, PR. Os pibidianos Nathália, Fábio e Felipe Tsuzuki participaram com apresentações orais.

Seguem dois dos resumos:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA JORNADA DE UMA GRADUANDA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PROJETO PIBID
Nathália Hernandes Turke

O PIBID é um programa de iniciação à docência, que tem como objetivo incentivar os graduandos a se dedicarem ao magistério, contribuindo para que o mesmo seja devidamente valorizado. No curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, o projeto possui duas vertentes: a primeira consiste em levar aulas diferenciadas para os alunos do ensino fundamental em três escolas na cidade de Londrina – PR, trabalhando os conteúdos necessários de maneira lúdica e divertida, e a segunda, nomeada “itinerância”, tem por objetivo desenvolver oficinas de sexualidade/educação sexual para o ensino fundamental e médio em diversas escolas de Londrina e região. Esse trabalho é um relato de experiência de uma das estagiárias, a qual descreve sua trajetória no PIBID durante três anos, citando as turmas nas quais trabalhou e continua laborando, exemplificando e explicando as dinâmicas aplicadas que obtiveram sucesso em sala de aula, bem como ressaltando quais os pontos positivos e negativos de sua jornada, até o momento em que a mesma teve a certeza de que pretende seguir a licenciatura quando finalizar a graduação. Por conta de sua inserção no projeto, a pibidiana foi capaz de observar que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, percebendo que é necessário intercalar aulas expositivas, dialogadas, demonstrativas, interdisciplinares, extracurriculares, debates, seminários, dramatizações e aulas práticas em sala de aula ou fora dela, como no laboratório, contribuindo para uma melhor assimilação dos conteúdos abordados. Desta maneira é possível concluir que sua participação no PIBID é extremamente importante, por elevar a qualidade de sua formação acadêmica.

Palavras-chave: Educação. PIBID. Itinerância. Aulas Práticas. Sexualidade.

A pibidiana Nathália apresentando seu trabalho no XII Educere.

SEXUALIDADE NA ESCOLA: AMPLIANDO LIMITES, DESAFIANDO E RECONHECENDO POSSIBILIDADES 
Fábio Augusto Joinhas, Felipe Tsuzuki, Nathália Hernandes Turke

Pesquisas educacionais recentes revelam muitas crianças e adolescentes expostos a assuntos relacionados à sexualidade cotidianamente. Sem a instrução dos pais ou qualquer outra maneira segura para sanar suas dúvidas sobre o tema, estes jovens acabam encontrando respostas em redes midiáticas, como televisão e internet, bem como através de amigos, os quais, muitas vezes, acabam repassando informações equivocadas.  Esta pesquisa teve como objetivo averiguar a instrução, o preparo e o conhecimento dos professores para abordar a sexualidade em sala de aula de forma séria e natural. Para tanto, utilizou-se questionários – respondidos por vinte e oito professores da rede pública de educação do Paraná – compostos por sete perguntas que testavam o conhecimento a priori deles sobre educação sexual e se os mesmos já haviam se envolvido em projetos ou qualquer tipo de atividade curricular ou extracurricular vinculados ao tema. Posteriormente, foi proposta uma tabela em que se relacionavam os temas inclusos na sexualidade, como gravidez, gênero, IST, higiene, corpo humano e assim sucessivamente, com a dificuldade que o professor julgava pertinente (fácil, médio ou difícil de ser falado em sala de aula). Alguns profissionais da educação assumiram que fazem pesquisas independentes, por curiosidade própria e para ajudá-los a sanar dúvidas de seus alunos. Professores que não se julgavam aptos a lecionar a sexualidade (oito) declararam que o tema deveria ser trabalhado na disciplina de ciências/biologia, entretanto a maioria (dezessete) afirmou se tratar de um assunto interdisciplinar. Alguns deles estavam engajados ou trabalhavam com educação sexual, porém foram unânimes ao declarar a necessidade de projetos, palestras, oficinas e aulas sobre sexualidade e suas vertentes na escola em que lecionam. Concluiu-se que se faz necessário inserir a disciplina de educação sexual nas grades curriculares de cursos de licenciatura, pois se torna evidente a necessidade e a importância de trabalhar isto em sala de aula.

Palavras-chave: Educação Sexual. Escola. Professores.

Os pibidianos Fábio, Felipe e Nathália com a professora Virgínia Maistro.

Parabéns pessoal!
\o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário