No dia 18 de julho de 2015, os pibidianos
Nathália Turke, Felipe Tsuzuki e Felipe Tavares aplicaram duas aulas sobre as
características da água, sua distribuição no planeta Terra e seu ciclo. Em duas turmas de 6º ano no colégio Estadual Rina Maria de Jesus Francovig.
A primeira aula consistiu em exposição teórica sobre o tema:
A segunda aula foi dividida em duas partes. No primeiro
momento foram feitas duas práticas com os alunos, no laboratório da escola.
A primeira prática foi sobre a distribuição de água no
planeta Terra, onde foi discutida a seguinte a afirmação: “A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre.
Apenas 0,5% está disponível para o consumo, estando o restante na forma de gelo
ou água salgada”.
Os materiais utilizados
foram:
- Uma garrafa pet
transparente de dois litros
- Uma garrafa pet de
500 mL
- Um vidro de,
aproximadamente, 200 ml
- Um potinho do tamanho
de uma tampinha
Metodologia:
A garrafa de 2L foi
enchida com água, simbolizando toda a água disponível no planeta Terra. Depois,
com a água que estava nessa garrafa, foi enchida a garrafa de 500 mL, onde
pediu-se para os alunos imaginarem que ali estava toda a água doce existente no
nosso planeta.
Logo em seguida, o
vidro de 200 mL foi enchido com a água que estava contida na garrafa de 500 mL,
informando que aquela quantidade representava a água de fácil acesso, como
rios, lagos, represas e poços artesianos.
Ao final, encheu-se o
potinho pequeno (do tamanho de uma tampa) com a água que estava dentro do
vidro, havendo a representação da quantidade aproximada de água doce disponível
para o consumo humano.
Foi discutido que,
mesmo havendo muita água presente no mundo, apenas uma fração mínima é potável
e que é essa água que está acabando no planeta, por conta do uso descontinuado,
bem como da poluição de rios e lagos.
A segunda aula prática
teve como objetivo mostrar que apesar de a água ser chamada de
Solvente Universal, nem todas as substâncias são dissolvidas por ela.
Materiais:
- Água
- Açúcar
- Óleo
- Sal
- Vidrarias (béquer e erlenmeyer)
Métodos:
Foi colocada água em dois erlenmeyers e em um
béquer. Em um deles foi adicionado açúcar, no outro sal e no último óleo.
Foi possível observar que a água é capaz de
dissolver tanto o sal como açúcar, mas não o óleo, o que ocorre por conta da
diferença de densidade das substâncias.
No segundo momento da aula foi passado dois vídeos
sobre a água e seu ciclo.
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