domingo, novembro 01, 2015

Aula Prática sobre Propriedades da Água

No dia 18 de julho de 2015, os pibidianos Nathália Turke, Felipe Tsuzuki e Felipe Tavares aplicaram duas aulas sobre as características da água, sua distribuição no planeta Terra e seu ciclo. Em duas turmas de 6º ano no colégio Estadual Rina Maria de Jesus Francovig.


A primeira aula consistiu em exposição teórica sobre o tema:


A segunda aula foi dividida em duas partes. No primeiro momento foram feitas duas práticas com os alunos, no laboratório da escola.

A primeira prática foi sobre a distribuição de água no planeta Terra, onde foi discutida a seguinte a afirmação: “A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre. Apenas 0,5% está disponível para o consumo, estando o restante na forma de gelo ou água salgada”.

Os materiais utilizados foram:
- Uma garrafa pet transparente de dois litros
- Uma garrafa pet de 500 mL
- Um vidro de, aproximadamente, 200 ml
- Um potinho do tamanho de uma tampinha

Metodologia:

A garrafa de 2L foi enchida com água, simbolizando toda a água disponível no planeta Terra. Depois, com a água que estava nessa garrafa, foi enchida a garrafa de 500 mL, onde pediu-se para os alunos imaginarem que ali estava toda a água doce existente no nosso planeta.

Logo em seguida, o vidro de 200 mL foi enchido com a água que estava contida na garrafa de 500 mL, informando que aquela quantidade representava a água de fácil acesso, como rios, lagos, represas e poços artesianos.

Ao final, encheu-se o potinho pequeno (do tamanho de uma tampa) com a água que estava dentro do vidro, havendo a representação da quantidade aproximada de água doce disponível para o consumo humano.

Foi discutido que, mesmo havendo muita água presente no mundo, apenas uma fração mínima é potável e que é essa água que está acabando no planeta, por conta do uso descontinuado, bem como da poluição de rios e lagos. 


A segunda aula prática teve como objetivo mostrar que apesar de a água ser chamada de Solvente Universal, nem todas as substâncias são dissolvidas por ela.

Materiais:

- Água                          
- Açúcar                        
- Óleo
- Sal                   
- Vidrarias (béquer e erlenmeyer)


Métodos:

Foi colocada água em dois erlenmeyers e em um béquer. Em um deles foi adicionado açúcar, no outro sal e no último óleo.


Foi possível observar que a água é capaz de dissolver tanto o sal como açúcar, mas não o óleo, o que ocorre por conta da diferença de densidade das substâncias.

No segundo momento da aula foi passado dois vídeos sobre a água e seu ciclo. 








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