segunda-feira, novembro 16, 2015

Aula: Montagem de Terrário

No dia 28 de agosto de 2015, os pibidianos Nathália, Felipe Tsuzuki e Felipe Tavares realizaram a montagem de terrários com os alunos do 6° ano, do Colégio Estadual Rina Maria de Jesus Francovig.

A aula teve por objetivo visualizar o funcionamento de um ecossistema, observar a dinâmica dentro do terrário (como o ciclo da água, a renovação do ar e a reprodução da vida).

Para a montagem dos terrários, foi pedido para os alunos levarem potes de vidro para o dia da aula. Outros materiais utilizados foram encontrados na própria escola: terra, pedras, plantas, água, filme plástico.

No fundo dos vidros foram colocadas as pedras, com terra logo em seguida. Foram feiros pequenos buracos na terra, onde os alunos, com a ajuda dos estagiários, colocaram as plantinhas. Adicionou - se um pouco de água e, posteriormente, os alunos fecharam os vidros com filme plástico.

Pibidianos preparando material para aula prática.

Terra utilizada na montagem do terrário.

Plantas utilizadas na montagem do terrário.

Alunos montando o terrário.

Pibidiano Felipe Tsuzuki auxiliando na montagem do terrário.


Terrário pronto.

Ao final da aula, os alunos levaram os vidros para casa, e foi pedido para que observassem as mudanças encontradas e que levassem as dúvidas na aula da semana seguinte. Esperava - se que ocorresse a formação de gotículas no plastico, que cairíam depois de um tempo - isto é explicado com o ciclo da água. E também era esperado que as plantas colocadas com raiz continuassem vivas, porém as que foram postas sem raiz murchassem e morressem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário