quarta-feira, maio 01, 2013

"Dança da Transmissão" e "O Essencial é Invisível aos Olhos”


            No dia primeiro de abril, as alunas Talita, Fabiane, Erika e Maria Angélica do Pibid das Ciências Biológicas realizaram duas aulas práticas na escola Colégio Estadual José de Anchieta.
Antes da primeira prática foram expostas as seguintes perguntas aos alunos:

1-) Onde você aprendeu sobre sexo?

2-) Você acha importante se prevenir contra infecções sexualmente transmissíveis? Como você se previne?



                A primeira prática empregada foi A Dança da Transmissão, onde eram distribuídos copos plásticos para todos e em alguns copos obtinham água e em outros, água tônica, representando algum fluido contaminado, pode representar tanto uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) como outro tipo de doença. Alguns copos plásticos eram distribuídos juntos, um sobre o outro, representando o uso do preservativo, a camisinha. Conforme uma música ao fundo toca, os alunos vão misturando a substância de seu copo com outro copo do colega, simulando uma festa e a troca de fluidos, como em uma relação sexual, sem saber quais copos continham a água tônica e o significado dos dois copos juntos.





                    Ao final da troca de substâncias, os alunos apresentam seu determinado copo em uma caixa preta que apresenta uma luz negra. Os copos que apresentam a água tônica ficam com uma coloração forte devido ao quinino presente nesta, simulando a contaminação.




Depois da prática foi feita mais uma pergunta aos alunos:

3- Depois da dança da transmissão, o seu pensamento sobre prevenção de DSTs mudou? Por quê?

                Todas as respostas obtidas foram recolhidas para estudo, os alunos não se identificaram ao responder as perguntas.

                A segunda e última prática foi “O Essencial é Invisível aos Olhos” e era realizada da seguinte forma: Em um recipiente com álcool em gel, foi adicionado uma carga de caneta grifa texto,  que, com o álcool, em contato com a pele, na luz negra, a pele fica verde fluorescente. Os alunos espalham este álcool nas mãos e vão ao banheiro lavar como normalmente lavam , quando os alunos retornam a sala e apresentam as mãos à luz negra, é exposto os lugares onde não foram totalmente limpos.

             
                 Esta prática demonstra a importância da higiene para o ser humano, a importância em um simples gesto de lavar as mãos.

                Após as práticas, houve discussão sobre sexualidade, duvidas foram expostas e respondidas sobre camisinhas masculinas e femininas, métodos contraceptivos, entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário