sábado, outubro 06, 2012

Oficina para a Semana de Humanidades

Estes são momentos em que foram confeccionados alguns instrumentos que podem possibilitar uma melhor aprendizagem do conteúdo que será ministrado.






As práticas elaboradas foram: dança da transmissão, minhocário, importância da higiene e extração de DNA.





Clique aqui para ver a descrição das práticas.



  1. Minhocário: A construção de um minhocário pode ser aplicada em qualquer ano da educação básica, desde as séries iniciais até o ensino médio, uma vez que sua confecção é simples, utiliza materiais de fácil acesso, tais como caixas modulares, minhocas, terra, materiais orgânicos e desperta muita curiosidade de quem dela participa. Um minhocário é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo; e tem como objetivos contribuir para um ambiente mais sustentável, visando a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte do lixo orgânico; construir uma sociedade mais preocupada com os impactos que o lixo pode causar no planeta; planejar e incentivar os participantes a construírem um minhocário doméstico a partir de recipientes e resíduos orgânicos que seriam destinados ao lixo e difundir métodos limpos e apropriados para a transformação de resíduos orgânicos em adubo orgânico que possam ser utilizados em hortas e jardins. A cada passo de sua construção, permite a abertura de espaços para que discussões e reflexões sobre sustentabilidade do nosso planeta e alternativas de aproveitamento dos resíduos orgânicos caseiros que fatalmente iriam para um lixo comum. 
  2. A dança da transmissão: A sexualidade se manifesta diariamente em momentos aparentes e outros não, uma vez que os jovens diariamente estão sendo expostos a contextos a ela relacionados por meio das mais diversas mídias, e por isto, muitas vezes não sabe como lidar com tanta informação nos múltiplos momentos de suas vidas. Diante disto, é necessário e urgente falar de assuntos que remetem a sexualidades como qualquer outro no âmbito escolar, apesar de sabermos da complexidade em tratar a temática. Daí a importância de se levar para o contexto escolar práticas que induzam os jovens a refletirem sobre os mais variados temas que envolvam a sexualidade, uma vez que são poucas as escolas que discutem sistematicamente estes assuntos. Reflexões não apenas com enfoque biologista, ou higienista ou moralista; mas que sejam dinâmicas e práticas e que apresentem outras leituras, que possibilitem um olhar sobre a realidade a que os educandos estão sendo expostos diariamente. A oficina “A dança da transmissão” se propõe a analisar junto aos jovens, com um olhar mais reflexivo, a conhecerem e a compreenderem os seus próprios corpos, a valorizarem a saúde, a formarem hábitos de autocuidado e autoestima, demonstrando a importância da prevenção de doenças, do conhecimento e adoção de práticas de sexo protegido para que possam evitar as infecções sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce.
  3. A importância da higiene: A comprovação do valor da higienização das mãos na prevenção da transmissão de doenças é de fundamental importância, mas muitas pessoas permanecem ignorando a seriedade de um gesto tão simples e não compreendem os mecanismos básicos da dinâmica da difusão das doenças infecciosas. A nossa pele possui a capacidade de abrigar microrganismos e transmiti-los por contato direto, pele com pele, ou por contato indireto, por meio de objetos, ou por meio de gotículas de secreções respiratórias ou pelo ar. Nos mais diversos ambientes, sabe-se que a transmissão por contato exerce o papel mais importante nesta dinâmica de transmissão. Nas atividades cotidianas, as mãos estão em constante relação com o ambiente ao redor e por isto é evidente o seu fundamental papel na transmissão de inúmeras infecções e que poderiam ser facilmente evitadas com um simples gesto: lavá-las muito bem! A lavagem das mãos tem como objetivo básico a remoção da maior quantidade de micro-organismos  diminuindo o risco de infecções, e sua eficácia depende da utilização de atitudes corretas. Desta maneira, a oficina “A importância da higiene”, vem demonstrar, de maneira lúdica, a necessidade de se tomar atitudes adequadas para a preservação da saúde e a diminuição na transmissão de doenças que poderiam ser facilmente evitadas.
  4. Extração do DNA: Através da oficina “Extração do DNA” de algumas frutas como banana, morango ou tomate, é possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. O objetivo desta oficina é observar a nuvem de DNA que se forma ao final da prática e a partir disto entender a importância dele. O DNA é uma macro-molécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, exceto em alguns RNA-vírus. Ele é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato, e significa na lingua portuguesa, ácido desoxirribonucléico. É uma molécula muito importante, uma vez que contém as informações básicas para a formação de um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta da estrutura do DNA, e hoje visualizamos a um imenso avanço nas pesquisas a ele relacionadas, como exemplo podemos citar a clonagem, o projeto Genoma, os alimentos transgênicos, os testes de paternidade, as doenças genéticas que podem ser detectadas antes de seu aparecimento, e inúmeras outras. São muitas as pesquisas relacionadas ao DNA e as aplicações deste que nos induzem a refletir sobre as questões éticas que ele suscita e que nos atingem constantemente. Daí a importância desta oficina, que é a de levantar discussões e reflexões sobre a importância do DNA na vida de cada ser vivo.

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