segunda-feira, março 19, 2012

O uso do teatro e aulas práticas no PIBID

Aulas e teatro encenados com os alunos como possibilidade de serem aplicadas em vários contextos.  
Um dos  objetivos do PIBID é de  oportunizar ao acadêmico a aquisição de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do professor da Educação Básica em Ciências e Biologia, e considerando a importância e responsabilidade que temos enquanto formadores de educadores para atuarem na educação básica, compreendemos que além das atividades teóricas que desenvolvemos e que são de suma importância, entendemos também que as aulas práticas em ambientes naturais podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de possibilitar que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
      Avaliamos que as aulas práticas e o uso do teatro servem de estratégia e podem auxiliar o educador a retomar um contexto já abordado, estabelecer com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Ao compreender um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno expande sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta, desperta curiosidade e aumenta o interesse, uma vez que este tipo de modalidade didática pode facilitar, entre outros fatores, a observação de fenômenos estudados em aulas teóricas.
      Por inserirem-se num contexto natural o aprendizado dos mais diversos conteúdos que podem ser abordados nestes ambientes, permitem que o conhecimento empírico seja testado e argumentado, para enfim acontecer a construção de idéias e oportunizar a interação em ambientes específicos que normalmente não tem.
      Sendo assim, estas atividades - aulas práticas e o uso do teatro têm como objetivos:
1)Contribuir e oportunizar a construção do conhecimento didático dos conteúdos científicos para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do professor de Ciências e de Biologia no Ensino Fundamental e Médio;
2) Proporcionar uma sólida formação básica e interdisciplinar;
3) Propiciar o conhecimento de diferentes experiências didáticas;
4) Possibilitar uma articulação entre a teoria e a prática;
5) Identificar e analisar os fatos práticos e
6) Permitir uma visão realista sobre as diversas modalidades didáticas que possam ser utilizadas como um recurso pedagógico. 








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