segunda-feira, novembro 28, 2016

ABEH - VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero


Olá Pessoal!


O ABEH ocorreu durante os dias 23 e 25 de novembro de 2016, na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) em Juiz de Fora – MG. A ex-pibidiana Nathália Hernandes Turke esteve presente e apresentou dois trabalhos no Congresso.

Seguem os resumos:

UTILIZAÇÃO (OU NÃO) DO NOME SOCIAL: 
(TRANS) SUBJETIVIDADES EM ÂMBITO ACADÊMICO

Nathália Hernandes Turke (Ciências Biológicas - UEL)
Fábio Augusto Joinhas (Ciências Biológicas - UEL)
Julián Assaf Azevedo (Educação Física - UFMT).

Identidade de gênero é um conceito extremamente abrangente e que atualmente está conquistando grande visibilidade em discussões referentes à sexualidade. Quando tratado em âmbito acadêmico, é algo posto a prova, principalmente no que se refere a pessoas transexuais e o direito ao uso do nome social. A presente pesquisa foi realizada com a aplicação online de um questionário para 13 pessoas transexuais, bem como através de uma entrevista com uma mulher transexual, tendo por objetivo principal mostrar as dificuldades e preconceitos que estas pessoas estão sujeitas ao tentar mudar seu nome de registro para o nome social em âmbito acadêmico. Percebeu-se a extrema importância do tratamento de pessoas transgênerxs pelo nome social, evitando constrangimento e humilhação por parte dxs mesmxs. 

Palavras-chave: Identidade de gênero; transexualidade; preconceito; padrões sociais; escola/universidade.


SEXUALIDADE E PRECONCEITO: INTOLERÂNCIA DENTRO 
DA PRÓPRIA COMUNIDADE LGBT
Nathália Hernandes Turke
Caroline Pianta de Paula
Virgínia Iara de Andrade Maistro

Em uma sociedade oriunda de preconceitos enraizados historicamente, a qual ignora episódios de exclusão e segregação de minorias, a comunidade LGBT+ luta por seus direitos, contribuindo para maior justiça e igualdade. Contudo, se dentro da população há preconceito, o que se espera de uma comunidade específica? Objetivou-se fazer um levantamento do preconceito existente (ou não) dentro da própria comunidade LGBT+ através da aplicação de um questionário online para 87 pessoas, destacando os principais alvos desta discriminação, bem como as justificativas para tal. Notou-se enorme intolerância mesmo dentre as minorias, sendo a maior parte voltada para pessoa bissexuais e transexuais, revelando que há necessidade de maior conhecimento e respeito por parte de toda a sociedade.

Palavras chave: Identidade de gênero; orientação sexual; heteronormatividade; padrões sociais; homofobia.

Nathália Hernandes Turke, professora Virgínia Iara de Andrade Maistro e Caroline Pianta de Paula.

Parabéns pessoal!

Até o próximo post!
#EquipePIBID