sexta-feira, agosto 26, 2016

Imagens incríveis do lago rosa de Las Coloradas.

Olá pessoal!



A pequena vila de Las Coloradas, no litoral de Yucatán, no México, esconde uma beleza natural, que parece mais ser um lugar de fantasia, um lago cor-de-rosa. A origem da pigmentação da água está nos minúsculos microorganismos marinhos combetacaroteno, que contém pigmentos alaranjados e produzem o efeito visto nas fotos.

Outros lugares, como o lago Koyashskoye, na Crimeia, e vários lagos australianos, também assumiram essa coloração pelo mesmo motivo.

(FOTO: MARISAHAMPE (REPRODUÇÃO) 



Veja a reportagem completa na Revista Galileu.

Muito lindo não é mesmo pessoal? Sou apaixonada por rosa, então estou doida pra visitar esse lugar!!! hahaha

Até o próximo post!
#EquipePIBID

quarta-feira, agosto 24, 2016

VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Genero

Olá pessoa!

Saiu o resultado do Congresso ABEH (VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Genero), o qual acontecerá na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Minas Gerais, nos dias 23, 24 e 25 de Novembro de 2016. 

Os trabalhos de dois de nossos Pibidianos foram aceitos (Fábio e Nathália). 
Parabéns!!!
Seguem as cartas de aceite:




Muito legal isso não é mesmo pessoal?

Até o próximo post!
#EquipePIBID

segunda-feira, agosto 22, 2016

Aula prática sobre troca de calor.

Olá pessoal!

Ainda no mês de Julho, os pibidianos Francine e Diogo, levaram para os alunos do 9A e C do Colégio Colégio Maria José Aguilera uma prática sobre trocas de calor.
Os alunos adoraram o experimento, além de ter a oportunidade de usar o laboratório e utilizar alguns equipamentos que eles nunca haviam utilizado, puderam aprender toda a matéria de maneira lúdica e divertida. 
Seguem as fotos, das duas turmas nas quais foram aplicadas as práticas:

Alunos do 9oC observando a montagem da prática. Foto: Francine

Alunos do 9C participando do experimento. Foto: Francine
Pibidiano Diogo preparando o experimento para os alunos do 9A. Foto: Francine



Alunos do 9A participando do experimento. Foto: Francine

Alunos do 9A participando do experimento. Foto: Francine

Uma aula assim, nunca se esquece não é mesmo pessoal?


Até o próximo post!
#EquipePIBID




sexta-feira, agosto 19, 2016

Aula: Filo Mollusca e Filo Echinodermata

Olá pessoal!
Aqui vai mais uma aula muito importante, e que os alunos gostaram muito...

No dia 4 de agosto, as pibidianas Nathália e Virgínia levaram espécimes de Moluscos (bivalves e gastrópodes) e Equinodermos (estrelas-do-mar, bolachas-da-praia e esqueleto de ouriço) para os alunos dos sétimos anos do Colégio Cléia Godoy observar o que foi exposto em aula teórica.

Espécimes que foram levados para a sala de aula para que os alunos pudessem observar, tocar e aprender um pouco mais sobre Moluscos e Equinodermos. Foto: Nathália


 
Espécimes que foram levados para a sala de aula para que os alunos pudessem observar, tocar e aprender um pouco mais sobre Moluscos e Equinodermos. Foto: Nathália

Espécimes que foram levados para a sala de aula para que os alunos pudessem observar, tocar e aprender um pouco mais sobre Moluscos e Equinodermos. Foto: Nathália


Até o próximo post!
#EquipePIBID

quarta-feira, agosto 17, 2016

Aula: Osmose em Célula Vegetal

Olá pessoal!

No dia 29 de Julho, as pibidianas Lenora e Nathália levaram os alunos de um 3º ano do Ensino Médio do Colégio Aguilera ao laboratório de Ciências, onde os mesmos puderam observar no microscópio como funciona a osmose em uma célula vegetal. 

Para tal, foram utilizados os seguintes materiais:
- Planta Trapoeraba Roxa/ Manto-de-viúva (Tradescantia pallida purpurea)

- Microscópio

- Lâmina

- Lamínula

- Papel Toalha

- Água

- Pipeta Plástica

- Sal

Primeiramente, foi preparada uma lâmina com a folha de planta, acrescentando uma gota de água na e cobrindo com uma lamínula. O papel toalha foi utilizado para absorver o excesso de água. Os alunos observaram no microscópio, onde puderam ver as células túrgidas (vistas em coloração rosa). Logo em seguida, preparou-se outra lâmina, onde foi adicionada água com sal, podendo verificar a saída de água da célula (as mesmas tornaram-se brancas). 
Assim, foram discutidos conceitos como osmose, bem como observado algumas estruturas celulares (membrana plasmática, núcleo e cloroplasto). Os alunos desenharam no caderno o que analisaram no microscópio.

Foto da lâmina observada. Foto: Nathália.

Planta Trapoeraba Roxa. Foto: Nathália. 

Foto da lâmina observada. Foto: Nathália.

Lâmina pronta para os alunos poderem observar. Foto: Nathália 

Aluno observando a lâmina no microscópio. Foto: Nathália. 

Gostaram pessoal?
Até o próximo post!

#EquipePIBID

segunda-feira, agosto 15, 2016

SELITEC – III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias.

Olá pessoal!

Mais um trabalho apresentado do nosso PIBID Ciências!

Desta vez foi no Selitec, que ocorreu no dia 09 de Julho de 2016, na Unopar em Londrina, PR. As pibidianos Nathália e Virgínia participaram com apresentação oral.


Segue o resumo do trabalho apresentado:

UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS A FIM DE DESCONSTRUIR TABUS E PRECONCEITOS NO ÂMBITO ACADÊMICO
Nathália Hernandes Turke (UEL)
Virgínia Prado Xavier (UEL)
Virgínia Iara de Andrade Maistro (UEL)

O tabu existente ao trabalhar sexualidade e preconceitos no interior da sala de aula ainda impede a maioria dos professores de refletirem e exporem qualquer assunto que remete a eles. Além disso, muitos docentes não possuem formação necessária para trabalhar os temas transversais, em especial no que se refere à sexualidade e às diversidades que estão no cotidiano escolar. O objetivo deste trabalho é abordar, esclarecer e minimizar preconceitos existentes nesse ambiente, seja por conta do gênero e orientação sexual de cada um, ou pelo bullying sofrido por alunos afrodescendentes, ou os que estão acima do peso e/ou os que possuem alguma deficiência. Para tal, foi feito um levantamento da importância de utilizar dinâmicas em sala de aula sobre os temas abordados em nível escolar (Ensino Fundamental e Médio). Nota-se que parte do preconceito está enrustido nos jovens, principalmente vindos da educação recebida por sua família, pela escola, igreja e assim por diante, e a falta de espaços para discussões sobre esses assuntos ainda provoca, pela falta de informação, conceitos errôneos, levando a homofobias e racismos, por exemplo. Entretanto, ao tratar as discriminações e as maneiras de minimizá-las, de maneira lúdica, através de atividades práticas, com os discentes, é possível contribuir para a diminuição da intolerância existente dentro de escolas, bem como fora delas, demonstrando ser extremamente importante e necessário levantar essas questões com os jovens, instigando-os a repensar sobre seus atos e, principalmente, a modificá-los, a fim de diminuir agressões físicas e verbais.

Palavras-chave: Intolerância. Homofobia. Racismo. Bullying. Transversalidade.

Anais disponíveis em: https://s3.amazonaws.com/pgsskroton-arquivos/3e494372a6d14bbfda414c62e82c7dc8.pdf

Até o próximo post!
#EquipePIBID

sexta-feira, agosto 12, 2016

V Feira das Profissões – UEL

Olá pessoal!

No dia 21/06, os graduandos da UEL receberam alunos das escolas de Londrina e região na Universidade, onde tiveram a oportunidade de apresentar aos adolescentes como funciona cada curso de graduação. 

Os discentes de Ciências Biológicas mostraram o currículo dos cinco anos de curso, bem como expuseram algumas áreas estudadas (zoologia, fisiologia, botânica, microbiologia, genética, embriologia, microbiologia) e alguns projetos existentes no curso (PIBID, GEAMA, BIOMA).

Nós, da equipe do PIBID ficamos responsáveis pela parte de Sexualidade, conversando um pouco com os alunos sobre métodos contraceptivo, como colocar uma camisinha, infecções sexualmente transmissíveis e outros assuntos importantíssimos nessa linha.

Você não compareceu nessa feira? Esperamos você lá ano que vem!!!

Pibidianos no estande se sexualidade. Foto: Nathália Turke

Estande de Microbiologia. Foto: Nathália Turke

Estande de Embriologia. Foto: Nathália Turke
Estande de sexualidade do PIBID. Foto: Nathália Turke

Estande de Botânica e Zoologia. Foto: Nathália Turke

Estande de Genética. Foto: Nathália Turke

Espécimes do estande de Zoologia. Foto: Nathália Turke

Parte da equipe do PIBID. Foto: Nathália Turke

Exemplares do estande de Botânica. Foto: Nathália Turke

Estande de Embriologia. Foto: Nathália Turke
Até o próximo post!
#EquipePIBID

quarta-feira, agosto 10, 2016

VIII EREBIO/VI ENEBIO.


Olá pessoal!

Mais um trabalho foi aceito para apresentação em Congresso. Dessa vez foram as Pibidianos Nathália, Virgínia e Angélica que escreveram o trabalho intitulado: "Conteúdos de Física e Química nas aulas de Ciências: desafios a serem vencidos por bolsistas PIBID", o qual será apresentado no VIII EREBIO/VI ENEBIO, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de Outubro de 2016, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Parabéns meninas!

Até o próximo post!
#EquipePIBID

Aula: Água e suas propriedades

Olá pessoal!

No dia 07 de Julho, as pibidianas Nathália e Virgínia trabalharam “Água” com duas turmas de 6º anos no Colégio Cléia Godoy. Após uma introdução teórica sobre “Estados Físicos da Água”, “Ciclo da Água” e “Propriedades da Água”, os alunos foram levados ao pátio da escola, onde se organizaram em um círculo e desenvolveram atividades práticas sobre a influência da pressão no deslocamento da água através de vasos comunicantes. Ao decorrer da prática foi discutido sobre o trajeto da água da Sanepar até chegar a nossas residências.

Para a prática foram utilizados os seguintes materiais:
- Água
- Corante Verde
- Garrafas Pet Transparentes
- Faca (para fazer os furos nas garrafas)
- Becker Transparente
- Caninhos de Silicone

Explicação: Ao fornecer certa pressão nas garrafas Pet ou no caninho utilizado para interconectar os Béqueres, a água passa de um recipiente ao outro até que a quantidade esteja exatamente igual. Isso é explicado pelo Princípio de Vasos Comunicantes, o que demonstra como a água passa por toda a cidade antes de chegar à casa de cada um.

Água, suas fases e as mudanças, demonstradas no quadro para os alunos copiarem. Foto: Nathália Turke.

Pibidianas montando a prática. Foto: Nathália Turke.
Prática sobre a água. Foto: Nathália Turke

Pibidiana Virginia montando a prática, Foto: Nathália Turke.

Alunos observando como funciona os princípios explicados em sala sobre vasos comunicantes. Foto: Nathália Turke.

Ciclo da água, para os alunos copiarem. Foto: Nathália Turke.
Então é isso pessoal!
Até o próximo post!
#EquipePIBID

segunda-feira, agosto 08, 2016

Aula: Reino Monera e Reino Protoctista

Olá pessoal!

No finalzinho do mês de julho as pibidianas Nathália, Virgínia e Stephany, desenvolveram uma aula prática sobre Reino Monera e Reino Protoctista, com a turma do 7º ano no Colégio Cléia Godoy.

Após uma introdução teórica sobre os dois Reinos, os alunos foram levados ao laboratório de Ciências, onde puderam ver no microscópio uma lâmina de esfregaço bucal, e observaram células da boca e as bactérias ali presentes, bem como uma lâmina de Paramécio.

Assim, os alunos puderam desenhar em seus cadernos as diferenças observadas entre as bactérias e o protozoário vistos nas lâminas.

As fotos mostram um pouquinho de como foi essa aula muito importante e divertida:

Alunos copiando o desenho, após a observação no microscópio. Foto: Nathália Turke

Foto: Nathália Turke
Então pessoal, vocês gostaram?

Até o próximo post!
#EquipePIBID