segunda-feira, junho 27, 2016

Aula: Geociências

Olá pessoal!

Hoje trazemos uma aula ministrada pelo pibidiano Felipe, para a turma de 6° ano do Colégio Paulo Freire. O tema trabalhado foi geociências, e foram apresentadas rochas de vários tipos.

Na prática, os alunos classificaram as rochas como metamórficas, sedimentares e magmáticas. Também discutiram a origem das rochas e revisaram a matéria.

As fotos mostram como foi:

Felipe ministrando aula sobre geociências no 6° ano. Foto: Felipe Tsuzuki

Alunos analisando as rochas. Foto: Felipe Tsuzuki

Alunos analisando as rochas. Foto: Felipe Tsuzuki

E aí, qual será essa rocha? rs Foto: Felipe Tsuzuki

Então é isso!

Até o próximo post!
#EquipePIBID

sexta-feira, junho 24, 2016

Aranha-pavão, mais uma singularidade da Austrália!

Olá pessoal!



Já é de conhecimento geral, que a Austrália abriga muitos animais exóticos e as aranhas mais perigosas (peçonhentas) do mundo. Porém agora podemos dizer também que ela é a casa dos aracnídeos mais coloridos e fofos (será mesmo?) que já foram encontrados.

O biólogo e fotógrafo australiano Jürgen Otto é apaixonado pelas aranhas-pavão (nome popular aos insetos do gênero Maratus), ele se dedica a fotografar esses pequenos animais desde 2008.  E acabou descobrindo sete das 58 espécies já conhecidas do pequeno inseto, que tem entre três e cinco milímetros.

Estes pequenos e extraordinários animais são encontrados principalmente na costa nordeste do estado de Queensland, e com menor frequência, em grandes cidades da Austrália, como Melbourne, Sidney e Brisbane.

Você pode conferir a matéria completa na Revista Galileu clicando aqui. E pode também conferir a conta do Biólogo Jürgen Otto, no Flickr, com muitas outras fotos tiradas por ele.




Fofas eu não sei, mas elas são realmente exóticas e coloridas não é mesmo?

Até o próximo post pessoal!
#EquipePIBID

quarta-feira, junho 01, 2016

Aulas: Colégio Cleia Godoy

Olá pessoal!

No começo deste mês, o pibidiano Henrique esteve no Colégio Cleia Godoy, trabalhando com os alunos do sétimo e do oitavo ano, sob supervisão da professora Suely.

No oitavo ano, foi dado um "Casa da Liga da Justiça", onde os alunos deveriam fazer uma alimentação adequada para que os heróis tivessem energia suficiente para nos defender, e levantando futuros problemas que os heróis poderiam vir ter e também avaliando a composição energética dos alimentos.

No sétimo ano, a prática realizada enfatizou a descoberta dos planetas que podem abrigar vida. A prática dizia que foram encontrados alguns organismos e os alunos teriam que triar e classificar estes organismos.

As fotos mostram a prática do sétimo ano.

Henrique com os alunos do Colégio Cleia Godoy. Foto: Henrique Vieira.

Atividade de aluno do Colégio Cleia Godoy. Foto: Henrique Vieira.

Alunos executando a prática no Colégio Cleia Godoy. Foto: Henrique Vieira.

Até o próximo post!
#EquipePIBID