sábado, junho 18, 2011

Escola Vani Ruiz Viessi

Londrina, 15 de junho de 2011.


O primeiro contato com os alunos da 7a série D foi estabelecido.
Para quebrar o gelo, os estagiários aplicaram a dinâmica do barbante com a finalidade de integrar e conhecer todos os participantes. O processo também teve cunho investigativo, uma vez que é preciso fazer a avaliação da necessidade dos alunos quanto aos conteúdos, objetivando assim a elaboração de atividades que reflitam na aprendizagem significativa.
Por Alan Lorenzetti




A dinâmica do barbante criou um clima agradável e de descontração entre todos os participantes, incluindo os alunos, a professora da escola e nós do PIBID. Isso fez que os alunos sentissem liberdade e segurança para falar sobre os próprios gostos e assim alguns chegaram até a declarar que "odeio ciências mas a professora é legal", odeiam matemática, gostam ou odeiam sertanejo ou restart, as meninas gostam de maquiagem, odeiam baratas ou lagartixas, etc. Pudemos conhecer características de cada um com cada fala. 
Após a dinâmica, como uma conversa, os alunos falaram sobre o que pretendem fazer quando crescer e apareceram muitas profissões como veterinários, arquitetos, professor, cantor, jogador, advogado, entre outros. Também foi perguntado como eles vêem um cientista e onde eles vêem ciência no próprio cotidiano, as respostas foram muito boas. Citaram a luz, energia, remédios como principais.
Algumas das necessidades dos alunos foram percebidas e discutidas com a professora e a diretora da escola, que propuseram uma caminhada nos redores da escola, conhecendo a realidade daqueles alunos.
Por Nayara Moryama 

terça-feira, junho 14, 2011

Reunião 14/06/2011

A reunião desta terça-feira, dia 14 de junho de 2011 iniciou-se as 18:02 com a apresentação dos participantes do projeto.
Após o período de apresentações, foi apresentado aos alunos e supervisoras todos objetivos e finalidades do programa, enaltecendo as funções dos alunos. Dentre as funções dos alunos ficou estabelecido o desenvolvimento de um relatório anual sobre o projeto desenvolvido pelos alunos e professores, deste modo todas as atividades do PIBID devem ser transcritas.
Nesta reunião foram apresentadas algumas propostas, como a participação em congresso, confecção de banners, confecção de jogos lúdicos, etc. Para tais atividades, foi solicitado junto ao governo federal verbas para compra de materiais e eventuais despesas.
O cronograma de atividades do PIBID ciências iniciou-se em junho de2011 com término das atividades em junho de 2013.
Após esse momento de esclarecimentos em torno do trabalho a ser realizado, o grupo dividiu-se em dois. Os dois grupos formados irão realizar atividades junto às duas escolas vinculadas com o projeto PIBID ciências.
Os grupos ficaram divididos da seguinte maneira:
Professora supervisora: Maria Lúcia Corrêa Ricardo (Escola Vani Ruiz Viessi)
Alunos: Alan Péricles Rodrigues Lorenzetti ; Bianca Piraccini Silva; Ênio Massao Matsuura; Erik Augusto Bassi; Gabriela Barbosa Merlin; Nayara Moryama
Professora supervisora: Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira (Escola Dr. Willie Davids)
Alunos: Carla Suzuki Altrão; Carolina Bruschi Silva; Deborah Rocha da Graça; Géssica Andressa Krominski; Juliana de Mello Tambani
As atividades na escola Vani Ruiz Viessi iniciaram-se na quarta-feira, dia 15 de junho, e as atividades na escola Dr. Willie Davids irão iniciar dia 28 de junho..
Ficou estabelecido que em um primeiro momento, as atividades com os alunos sejam de quebra gelo, com dinâmicas, diálogo entre estagiários e alunos das escolas, visando identificar e trabalhar em cima dos desejos e necessidades de ensino desses alunos.
Ao fim da reunião ficou estabelecido que serão realizadas reuniões mensais com todos participantes do PIBID ciências, de modo a caminhar juntos no desenvolvimento do projeto, fazer relato de experiência e realização de feedback das atividades propostas e realizadas.
A reunião encerrou-se as 19:39.
Por Géssica Andressa Krominski